O clareamento dental é um dos procedimentos mais consagrados na odontologia estética. É utilizado há mais de 3 décadas e pode ser realizado com segurança e com excelente resultado custo-benefício.
A superfície de esmalte dental é clareada pela utilização de peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida, utilizados em diversas concentrações de acordo com o propósito. A ação clareadora ocorre pela quebra de grandes moléculas de pigmentos no interior da matriz de esmalte. Pode ser realizado no consultório dental, em aplicações domésticas através de moldeiras ou com a combinação das duas técnicas.
O cuidado com a boca e os dentes é primordial, pois eles são parte fundamental na composição agradável da imagem pessoal.
A boca e os olhos são as duas áreas que mais transmitem informações sobre uma pessoa. O sorriso é o ponto focal do olhar. Ele é quem estabelece o primeiro contato, estimulando as interações humanas.
Dentes amarelados e manchados são vistos como indícios de falta de saúde e vigor.
“Uma pessoa não sustenta uma imagem se tiver problemas sérios nos dentes. Ela não vai se sentir segura para lidar com a exposição a que está sujeita, porque o que os seus dentes expressam entra em conflito com o que o resto da sua imagem transmite”.
Philip Halawell, sobre o Visagismo aplicado à Odontologia.
Os procedimentos e técnicas de Clareamento Dental são indicados para todos os sorrisos, desde os saudáveis e naquelas condições onde o que se busca é apenas uma melhora na cor dos dentes.
Dra. Katia H. Scatolin
Especialista em Dentística
Dra. Renata Spode
Especialista em Prótese Dentária
Escreva para a nossa equipe. Teremos o maior prazer em responder todas as suas perguntas.
Em primeiro lugar, para um clareamento sem sensibilidade dental, o paciente precisa passar por uma criteriosa avaliação do seu sorriso, garantindo que o mesmo está totalmente saudável e pronto para receber o tratamento. Caso contrário, qualquer necessidade que implique na sensiblidade precisa ser tratada antes do início do clareamento.
Não. Este é um mito a respeito do procedimento. No entanto, o procedimento não deve ser realizado em pacientes muito jovens, visto que estes possuem a polpa dental (nervo) muito ampla, o que pode resultar em sensibilidade após o tratamento.
O ideal é que sejam realizados retoque a cada sessão de profilaxia (limpeza dental), principalmente se você toma muito café, vinho ou refrigerantes do tipo cola.