O Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revele as características subjetivas do indivíduo através dos princípios da harmonia e da estética.
O conceito foi desenvolvido pelo artista plástico e arte educador Philip Hallawell. Profundo conhecedor da linguagem visual, pesquisa como o cérebro percebe e processa imagens há mais de 40 anos.
Seu método inédito de Visagismo é baseado na associação de vários trabalhos científicos nas áreas da psicologia, neurociência e linguagem visual.
Essencialmente o Visagismo sugere que o ser ser humano seria uma mistura única de quatro temperamentos, com suas características e belezas distintas:
Beleza Melancólica
É elegante sensível e artística. Profunda, charmosa e sofisticada. É ligada à água, sua cor é o azul. Transmite calma e organização.
Espressa muita atitude. Poderosa, passional e independente, é também líder. Ligada ao coração, sua cor é o vermelho. Transmite força, coragem e determinação.
É luminosa e vibrante. Dinâmica, festiva e motivadora. É também destemida e criativa. Ligada ao sol, sua cor é o amarelo. Irradia alegria e entusiasmo.
É serena e espiritualizada. Meiga, acolhedora e abnegada. É também diplomática e amigável. Ligada ao éter, sua cor é o roxo. Transmite segurança e paz.