A Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento de canal. Foi, durante muito tempo, um tratamento associado a procedimentos demorados e dolorosos devido à falta de recursos de outras épocas. Hoje, com todos os avanços tecnológicos utilizados pelos endodontistas, a Endodontia evoluiu e passou a ser assimilada como um procedimento simples e indolor na maioria dos casos. Geralmente, todo tratamento é realizado em uma única sessão.
O Tratamento de Canal consiste na remoção da polpa dental do interior de sua câmara e de seus canais radiculares. A polpa é popularmente conhecida como o “nervo” do dente. O trajeto radicular é então desinfetado, limado para, mais tarde, ser selado com material inerte.
Dr. Ezequiel Santin
Doutor em Endodontia
Escreva para a nossa equipe. Teremos o maior prazer em responder todas as suas perguntas.
Todo o procedimento é realizado sob anestesia local, mesmo em situações de necrose pulpar. Assim, garante-se o conforto sem dor. Após a intervenção, é normal o paciente sentir uma ligeira sensibilidade que pode ser controlada com analgésicos recomendados pelo endodontista.
Sim. Dentes com necrose pulpar deixados sem tratamento podem evoluir para casos de infecção com agudização repentina, responsável por causar dor e inchaço facial.
O tratamento de canal não fragiliza o dente. O que o torna mais frágil é a perda de substâncias como o esmalte e a dentina causada por cáries ou outros procedimentos invasivos ao dente.