É um dos tratamentos mais procurados em virtude de desconfortos ocasionados por cáries ou fraturas dentais. Até pouco tempo, usava-se amálgama como matéria-prima. Hoje, utiliza-se resina composta ou mesmo porcelana para as reconstruções.
Os procedimentos variam de acordo com o caso de cada paciente. Pequenas restaurações podem ser feitas diretamente na boca do paciente, com resina composta. Já em situações em que exijam restaurações maiores, recorre-se as restaurações indiretas realizadas fora da região bucal, desenvolvidas em laboratório para, mais tarde, serem instaladas no paciente. Nesses casos, a porcelana é o material indicado em razão de sua resistência.
A manutenção da boa saúde da boca, em pacientes adultos, se dá através dos procedimentos desta especialidade odontológica. Revisões e profilaxias feitas de acordo com suas necessidades individuais, bem como a prevenção da cárie dental e o reparo de seus danos devem fazer parte da rotina de cuidados com a saúde.
Dra. Katia H. Scatolin
Especialista em Dentística
Dra. Renata Spode
Especialista em Prótese Dentária
Escreva para a nossa equipe. Teremos o maior prazer em responder todas as suas perguntas.
Sim, as resinas são um material de excelente qualidade e quando aplicadas com uma técnica rigorosa apresenta excelentes resultados. São indicadas para pequenas e médias restaurações.
Não, pelo contrário. Uma pessoa que possui restaurações escuras pode apresentar infiltrações e cáries devido à deterioração provocada pelo tempo. Logicamente, cada caso deve ser avaliado com critério, mas, normalmente, recomenda-se a troca por uma nova restauração para garantir o pleno selamento das bordas e a proteção do dentes do paciente.
Isso se deve ao fato de que em cada pessoa a flora bacteriana é diferente. Algumas apresentam predominância de bactérias cario gênicas, por isso são mais propensas a desenvolverem cáries.