A origem do nome desta especialidade odontológica (do grego periós) significa ao redor, em volta de. Trata-se de um conjunto de procedimentos que agem em toda a estrutura relacionada ao dente, composta por gengiva, ligamentos e osso. Através de diferentes técnicas, busca-se com o tratamento restabelecer a saúde e a beleza periodontal do paciente.
A Cirurgia Plástica Periodontal é um conjunto de procedimentos microcirúrgicos realizados em tecido ósseo e gengival, inserida também em uma das etapas do tratamento Digital Smile Design.
Afinal, não são apenas dentes claros, simétricos e alinhados com a face que conferem beleza a um sorriso. Gengivas saudáveis com contornos harmoniosos também são fundamentais para se alcançar um resultado próximo a perfeição.
Antes da cirurgia, desenvolve-se um planejamento a partir de fotos da face, do sorriso e dos modelos de estudo do paciente.
Na maioria dos casos, a procura pelo tratamento se dá por um fator em comum: a doença periodontal. Também conhecida por gengivite ou periodontite, a doença periodontal é uma falha degenerativa crônica dos tecidos de sustentação do dente formado por gengiva, osso e ligamentos. O tratamento consiste na remoção da placa bacteriana e do cálculo dental, as principais causas da doença. Em mais de 70% dos casos, o tratamento pode se realizado sem a necessidade de cirurgia. No entanto, é fundamental que o paciente realize diariamente uma cuidadosa higiene bucal, com uso de enxaguantes e outros produtos recomendados pelo dentista para o controle da placa bacteriana. As revisões devem ser marcadas conforme exige o caso do paciente.
Dra. Maria Luisa Mattei
Especialista em Periodontia
Escreva para a nossa equipe. Teremos o maior prazer em responder todas as suas perguntas.
Sim, essa intervenção é realizada no próprio consultório odontológico. Em mais de 80% dos casos, em que não há necessidade de intervenção óssea, não é preciso efetuar pontos ou suturas. Os cuidados pós-operatórios consistem em consumo de alimentos frios, líquidos ou pastosos, nas primeiras 24 horas, além de abstenção de qualquer atividade física.
Geralmente, os pacientes associam a perda de dentes às cáries. No entanto, principalmente após a quarta década de vida, a maioria das perdas dentais é resultado do agravamento da doença periodontal. Não tratada, leva à inflamação e infecção gengival, além de uma significativa perda óssea e na mobilidade dental.
Outro fator de importante que influencia diretamente na vida social e afetiva do paciente é a presença de halitose. O mau cheiro na boca é decorrente dessa patologia bucal. Com o tratamento de Periodontia ele pode ser resolvido.
O sinal mais comum da doença é o sangramento gengival que surge na escovação ou no uso do fio dental. Em casos mais graves, esse sangramento pode ser espontâneo, ocorrendo com mais frequência durante o sono quando o paciente percebe-o ao olhar para o travesseiro.
A maioria das pessoas se engana em pensar que gengivas sensíveis e sangramentos acontecem normalmente com outras pessoas. Sangramento gengival não é algo normal e está sempre associado a algum grau de gengivite.